14/06/2013 - Sistemas de Informações Empresariais - Palestra para o SEBRAE em Pelotas e Rio Grande

No dia 22, em Rio Grande e no dia 23 de maio de 2013, em Pelotas, o diretor da Trabin Software e Consulting e da Regional Sul do SEPRORGS, Sérgio Santi, foi convidado pelo SEBRAE-RS para proferir a palestra sobre Sistemas de Informações Empresariais no 4o. Encontro Empresarial do Programa de Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do RS. Na mesma oportunidade o diretor do SEPRORGS em Rio Grande, Rafael Sá, fez a apresentação institucional do SEPRORGS.

O evento reuniu empresários da cadeia produtiva coordenada pelo SEBRAE nas duas cidades com interesse em discutir seus sistemas informatizados de gerenciamento e foram extremamente receptivos aos temas expostos que foram os ERPs (sistemas de gerenciamento empresariais), os CRMs (sistemas de gerenciamento do relacionamento com clientes) e BI (sistemas de indicadores gerenciais) o que demonstra que ainda existe muito espaço para palestras, treinamento nestes assuntos.

Por exemplo, quando se fala de sistemas de gestão empresarial, um grande número de empresário demonstraram insatisfação com seus sistemas atualmente em uso o que demonstra um espaço significativo a ser ocupado por empresas com produtos competentes, sérios e maduros que cumpram o papel de fazer a empresa funcionar no seu dia a dia e que ao mesmo tempo cumpram as crescentes obrigações legais.

Na oportunidade o diretor da Trabin, Sérgio Santi, revelou que o impacto das novas legislações foi tão significativamente sentido que a Trabin optou por parar seus esforços de captação de novos clientes no ano de 2013 para poder se concentrar na implementação das novas obrigações legais e no apoio a seus atuais clientes, atualizando sistemas e orientando colaboradores para que as informações sejam corretamente prestadas. É um esforço necessário neste momento, diminui nossa capacidade de implementar funcionalidades úteis ao cliente e nos obriga a implementar funcionalidades úteis a fiscalização, mas traz a perspectiva de realmente equiparar todas as empresas perante a legislação.

Deste encontro ficou a constatação e o pedido dos empresários para que um workshop específico sobre sistemas de informações gerenciais seja promovido de forma a que um número maior de empresas possa participar e onde encontrem informações que lhes permitam definir critério para selecionar e implantar sistemas que permitam e contribuam para o crescimento das empresa, da geração de empregos, do recolhimento de impostos e da consequente promoção da cidadania.
Rua Tiradentes, 3021 - Sala 307 CEP 96010-160 - Pelotas / RS / Brasil - Fone: (53)3227.4157 - Fax: (53)3222.4301