Lojas de Departamentos

Independente do porte uma loja de departamentos tem uma série de características próprias do seu segmento. Uma das primeiras características é o grande volume do cadastro de produtos, visto que quando se trata de moda feminina, masculina, infantil e calçados praticamente não há reposição do estoque de um determinado produto e na próxima estação serão novos coleções com novos produtos. Não é comum que muitos produtos continuem existindo em coleções futuras.

Além disto é preciso considerar que este tipo de produto é comprado, vendido e tem seu estoque gerenciado através de grades de numeração e cores. Com isso a posição do estoque de um produto é analisada considerando código do produto, grade de tamanho, cor e finalmente quantidade em estoque. Esta característica é apontada, pelos logistas que se tornaram clientes de nossa solução para o setor como um dos pontos em que nosso produto se mais se destaca. "Finalmente conseguimos um controle efetivo do estoque de nossos produtos", disse-nos um de nossos clientes.

Outro ponto onde o setor precisa exercer um controle cuidadoso é na concessão de crédito, muitas lojas emitem carnês de crediário, controlam o recebimento e periodicamente atualizam os mal pagadores no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Nossa solução utiliza um módulo de liberação de crédito que auxilia na avaliação de crédito do cliente, os carnês são emitidos com códigos de barras para evitar erros de digitação no momento do recebimento, bem como existe controle de envio e retirada do cliente do SPC.

Um atendimento rápido quando o cliente chega ao caixa é uma necessidade e o mercado se dividiu basicamente entre duas abordagens. Uma aumentou o número de caixas e os distribuiu em diversos pontos da loja para evitar filas em um único ponto esta abordagem utiliza o conceito de auto-atendimento onde o cliente seleciona as mercadorias de seu interesse e dirige-se ao caixa mais próximo ou aquele cuja fila esteja menor. A outra abordagem é distribuir terminais de pedido dentro da loja e concentrar o atendimento de caixa em um único ponto utilizando uma fila única. Esta abordagem agiliza o atendimento no caixa pelo pré-processamento do pedido e da avaliação do crédito do cliente.



Rua Tiradentes, 3021 - Sala 307 CEP 96010-160 - Pelotas / RS / Brasil - Fone: (53)3227.4157 - Fax: (53)3222.4301